A Redação da Folha de Araputanga obteve a informação que uma pessoa foi picada por um escorpião no domingo, dia 29 de março, no Bairro Cidade Alta, em Araputanga.
De acordo com a fonte que informou a Redação, a pessoa trabalhava em casa e, ao pegar um pano não percebeu que o animal peçonhento se escondia no tecido, quando foi picada. A vítima recebeu atendimento médico no serviço público de saúde do município de Araputanga. A reportagem não obteve informações sobre o estado de saúde da vítima, pós atendimento médico.
Dados da Fiocruz referentes ao ano 2012 registram 1819 casos de intoxicação e solicitação de informação por agente tóxico na Região Centro Oeste, entre eles, escorpiões.
Informações disponíveis em publicações especializadas no assuntos dizem que a picada do escorpião é extremamente dolorosa, que o veneno dessa espécies peçonhenta age no sistema nervoso e faz com que o corpo da pessoa picada fique sensível ao menor toque em todo o corpo. Se não for socorrida em breve espaço de tempo a vítima pode morrer por parada respiratória.
O escorpião amarelo é típico das regiões Sudeste e Centro Oeste brasileiros. Os pesquisadores entendem que a espécie só ataca o ser humano quando se sente ameaçado.